domingo, 27 de abril de 2014

SER SÉRIO

Um empreendedor se depara com situações em que precisa ter um comportamento sério. Mas o que significa “SER SÉRIO”?

Algumas pessoas encaram o comportamento sério simplesmente “fechando a cara”, sendo sisudo. Na verdade a seriedade é algo que vai muito além.

De certa forma podemos dizer que o SÉRIO é o NECESSÁRIO, aquilo do qual não podemos evitar, aquilo que temos que fazer e para tal temos que levar a sério.

Fazer o necessário exige esforço, nem sempre é agradável, torna-se cansativo. Portanto, levar a sério os trabalhos inevitáveis é custoso e exige um esforço e uma determinação maior por parte da pessoa que necessita empreender.

O sério, por se tratar de uma atividade inevitável, por ser necessária, faz com que percamos a liberdade de opção. Não temos opção de escolha, temos que fazer e pronto. Diante desta situação, corremos o risco de encarar o sério como algo ruim e, portanto, temos a tendência de querer fugir do sério.

A brincadeira tende a distanciar-nos do sério. Pode ser uma forma de tentar evitar o inevitável, ou seja, têm pessoas que buscam formas lúdicas de enganar-se para fugir da responsabilidade de fazer o que tem que ser feito.

Levar as coisas a sério conota valor, nobreza e importância. O empreendedor sério sabe dar sentido ao seu trabalho, sabe definir bem as suas metas. Uma pessoa séria é sinônimo de confiança, honradez e honestidade.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário