domingo, 27 de abril de 2014

LIMPEZA

Empreendedor, você se considera uma pessoa limpa? Acredito que a resposta vem de imediato. “É claro que me considero limpo!”.

Provavelmente você é daquelas pessoas que se mantém asseado, uma roupa limpa, toma banho todos os dias, a sua empresa também está limpa, os seus funcionários são exemplo de higiene e limpeza.

Mas não é desta limpeza que gostaria de falar. Estive observando alguns empreendedores e notei um comportamento um tanto quanto “sujo”. Algumas pessoas acham que pelo simples fato de se tornarem líderes, passam a ter o direito de agir como bem entendem.

Olham maliciosamente para as coisas e as pessoas, falam obscenidades para funcionários, clientes e fornecedores. Não me digam que não sabem que é errado este comportamento, pois quando falam olham para o lado e diminuem a voz. Quando não pressentem perigo erguem a voz e fazem ar de inteligente.

Pobre empreendedor ignorante. Ignorante porque ignora os efeitos negativos de seu comportamento. Não percebe o quanto isto é prejudicial para o seu negócio e sua imagem. Quantos clientes já não deve ter perdido por ter transformado o seu ambiente de trabalho em um local desagradável e sujo.

Talvez você se considere uma pessoa engraçada, afinal de contas os seus colaboradores e fornecedores dão risadas das suas “piadas sujas”. Isto é o que chamamos de uso indevido do poder. É natural que o seu colaborador dê risada, pois tem medo de perder o emprego e o seu fornecedor quer continuar a vender. Não, você não é engraçado!

Cative a alegria de uma vida limpa, saiba motivar as pessoas que o rodeiam dando a elas bons motivos. Mantenha limpo o seu ambiente de trabalho, saiba cultivar uma conversa agradável, pura, limpa, positiva e alegre.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário