segunda-feira, 28 de abril de 2014

ESTRATÉGIA X TÁTICA

Você comanda o futuro da sua empresa? Tenho encontrado muitos empreendedores que estão muito preocupados com o fechamento do mês. A grande maioria me pede consultoria para organizar melhor a empresa e desta forma poder pagar as contas e verificar se deu ou não lucro neste período.

É importante pagar as contas e se sobrar dinheiro é melhor ainda. Mas a empresa está caminhando bem? Será que pagar as contas é sinal de que estamos em um bom caminho? Esta é uma pergunta que não vejo como preocupação dos empreendedores. Por falta de conhecimento em gestão empresarial, alguns empreendedores acreditam que a prioridade está em pagar a conta e não ficar com o nome sujo na praça.

Vamos fazer uma analogia para entendermos melhor o que estou querendo dizer. Será que basta para um pai pagar as despesas de um filho? Não devemos nos preocupar com o seu futuro? Que tipo de pessoa estou formando para o dia de amanhã?

Temos que aprender a questionar o rumo da nossa empresa. Cuidar somente da parte operacional pode se tornar muito desastroso, até porque só é válida quando se tem uma estratégia clara.

Outro ponto que o empreendedor não pode cometer erro: confundir estratégia com planejamento de longo prazo. Este tipo de erro é comum no mercado. Algumas pessoas acham que projetar a realidade atual para uma realidade futura, mesmo que considerando as mudanças de mercado, estará formulando uma estratégia para a empresa.

Para onde você quer ir? Esta pergunta deve ser respondida a partir de uma formulação estratégica que tenha enfoque, congruência e capacidade de reagir a mudanças de forma estratégica.

Pronto, agora você está preparado para organizar a sua operação, pagar as suas contas e decidir o que fazer com o dinheiro que está sobrando. E se no final deste texto você perguntar: E quando não dá para pagar as contas e não sobra dinheiro? Então eu peço a você que leia novamente, pois você ainda não entendeu.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário