segunda-feira, 28 de abril de 2014

INVESTIR NO RELACIONAMENTO

É muito comum encontrarmos nas empresas sérios problemas de relacionamento. Vamos abordar este tema tomando como exemplo uma frase de Steven Covey – “nosso relacionamento é como uma conta corrente”.

Na empresa, estamos constantemente depositando ou retirando ações de nossa conta corrente emocional com os nossos colegas de trabalho. Existem pessoas que administram esta conta sempre no vermelho. Os colegas de trabalho estão constantemente dando crédito e mais crédito, até chegar a ponto de criar uma insolvência emocional. Presenciamos neste momento a ruptura do relacionamento.

O que nos leva a esse extremo?

Muitas pessoas vivem a frase bíblica: “não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você”. Este argumento é valido quando olhamos pelo ponto de vista da justiça. Mas, pelo ponto de vista do relacionamento, temos que levar em consideração as diferenças individuais, sejam elas psicológicas, culturais, etc.

A forma como gostaríamos de ser tratados não é exatamente a forma como as outras pessoas gostariam de ser tratadas, pois as pessoas são diferentes e têm necessidades diferentes.

Se você entendeu, está com a conta emocional no vermelho e em dívida emocional com os seus colegas, então lembre-se que existem infinitos e pequenos detalhes que, ainda que sejam coisas objetivamente pequenas na subjetividade emocional da outra pessoa, podem chegar a ser muito grandes na recuperação do saldo em sua conta emocional.

Lembre-se que não basta pedir desculpas, temos que corrigir e procurar reparar o dano causado.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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