É muito comum encontrarmos nas empresas
sérios problemas de relacionamento. Vamos abordar este tema tomando como
exemplo uma frase de Steven Covey – “nosso relacionamento é como uma conta
corrente”.
Na empresa, estamos constantemente
depositando ou retirando ações de nossa conta corrente emocional com os nossos
colegas de trabalho. Existem pessoas que administram esta conta sempre no
vermelho. Os colegas de trabalho estão constantemente dando crédito e mais
crédito, até chegar a ponto de criar uma insolvência emocional. Presenciamos
neste momento a ruptura do relacionamento.
O que nos leva a esse extremo?
Muitas pessoas vivem a frase bíblica:
“não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você”. Este argumento é
valido quando olhamos pelo ponto de vista da justiça. Mas, pelo ponto de vista
do relacionamento, temos que levar em consideração as diferenças individuais,
sejam elas psicológicas, culturais, etc.
A forma como gostaríamos de ser
tratados não é exatamente a forma como as outras pessoas gostariam de ser
tratadas, pois as pessoas são diferentes e têm necessidades diferentes.
Se você entendeu, está com a conta
emocional no vermelho e em dívida emocional com os seus colegas, então
lembre-se que existem infinitos e pequenos detalhes que, ainda que sejam coisas
objetivamente pequenas na subjetividade emocional da outra pessoa, podem chegar
a ser muito grandes na recuperação do saldo em sua conta emocional.
Lembre-se que não basta pedir
desculpas, temos que corrigir e procurar reparar o dano causado.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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