Vamos discutir como administrar melhor
o nosso tempo.
Em primeiro lugar temos que aprender a
valorizar este tempo, aprender a olhar para traz e observar quanto tempo tenho
gasto em atividades não condizentes com a minha função. Para isso devemos ter
registro histórico do que fazemos ao longo dos anos.
Tenho que aprender a diferenciar o
“urgente” do “importante”, muitas vezes nos deixamos envolver e passamos o dia
resolvendo coisas urgentes. É correto fazer isso, e temos a responsabilidade de
resolver todos os problemas, afinal de conta é urgente e não pode esperar.
Por outro lado, existem coisas que não
são importantes e tomam muito tempo, e por falta de critério de seleção, nos
deixamos envolver por estas atividades pouco importantes porém urgentes.
O critério de importância tem que ser
muito bem definido, temos a tendência de confundir a empresa com a nossa
pessoa. O que é importante para a empresa, não é necessariamente importante
para nós. É nesse momento que devemos fazer a devida distribuição de atividades
entre eu, meu sócio e meus colaboradores, e desta forma o meu colaborador irá
prestar uma grande colaboração, executará aquela atividade urgente, porém não
importante para mim, liberando tempo para que eu possa me dedicar a coisas
efetivamente importantes para a realização da minha função.
E quando eu não tenho para quem delegar
determinadas atividades urgentes e não importantes? Neste momento tenho que
aprender a dizer não. É importante lembrar que o bem mais precioso é o tempo,
dinheiro se consegue, funcionário se contrata, mas o tempo mal empregado, este
você não recupera e a cada dia você só terá o mesmo tempo, e desta forma terá
que fazer mais no mesmo tempo e se tentar aumentar o tempo, estará invadindo
fronteiras cujo perigo a médio e longo prazo poderá lhe trazer problemas de
saúde, social e familiar.
Agora, o mais perigoso é gastar este
tempo tão precioso em coisas “não importantes” e “não urgentes”, isto demonstra
uma desorganização muito grande, e uma falta de responsabilidade. Devemos fugir
deste tipo de atividade com todas as nossas forças.
Administrar bem o tempo demonstra
disciplina e equilíbrio, a forma como você vê o seu tempo é a forma como você o
passará. Um empreendedor estrategista sabe que o tempo é um bem muito valioso
para desperdiçá-lo em coisas “não importantes” para o seu negócio.
Vamos encerrar este artigo com uma
frase de Peter Drucker:
“As pessoas não vivem voltadas
para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades.”
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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