segunda-feira, 28 de abril de 2014

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Vamos discutir como administrar melhor o nosso tempo.

Em primeiro lugar temos que aprender a valorizar este tempo, aprender a olhar para traz e observar quanto tempo tenho gasto em atividades não condizentes com a minha função. Para isso devemos ter registro histórico do que fazemos ao longo dos anos.

Tenho que aprender a diferenciar o “urgente” do “importante”, muitas vezes nos deixamos envolver e passamos o dia resolvendo coisas urgentes. É correto fazer isso, e temos a responsabilidade de resolver todos os problemas, afinal de conta é urgente e não pode esperar.

Por outro lado, existem coisas que não são importantes e tomam muito tempo, e por falta de critério de seleção, nos deixamos envolver por estas atividades pouco importantes porém urgentes.

O critério de importância tem que ser muito bem definido, temos a tendência de confundir a empresa com a nossa pessoa. O que é importante para a empresa, não é necessariamente importante para nós. É nesse momento que devemos fazer a devida distribuição de atividades entre eu, meu sócio e meus colaboradores, e desta forma o meu colaborador irá prestar uma grande colaboração, executará aquela atividade urgente, porém não importante para mim, liberando tempo para que eu possa me dedicar a coisas efetivamente importantes para a realização da minha função.

E quando eu não tenho para quem delegar determinadas atividades urgentes e não importantes? Neste momento tenho que aprender a dizer não. É importante lembrar que o bem mais precioso é o tempo, dinheiro se consegue, funcionário se contrata, mas o tempo mal empregado, este você não recupera e a cada dia você só terá o mesmo tempo, e desta forma terá que fazer mais no mesmo tempo e se tentar aumentar o tempo, estará invadindo fronteiras cujo perigo a médio e longo prazo poderá lhe trazer problemas de saúde, social e familiar.

Agora, o mais perigoso é gastar este tempo tão precioso em coisas “não importantes” e “não urgentes”, isto demonstra uma desorganização muito grande, e uma falta de responsabilidade. Devemos fugir deste tipo de atividade com todas as nossas forças.

Administrar bem o tempo demonstra disciplina e equilíbrio, a forma como você vê o seu tempo é a forma como você o passará. Um empreendedor estrategista sabe que o tempo é um bem muito valioso para desperdiçá-lo em coisas “não importantes” para o seu negócio.

Vamos encerrar este artigo com uma frase de Peter Drucker:

“As pessoas não vivem voltadas para os problemas, elas vivem voltadas para as oportunidades.”


Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário