domingo, 27 de abril de 2014

SABER OUVIR

Tenho observado o comportamento de algumas pessoas que se dizem empreendedoras, e tenho notado uma deficiência muito grande no saber ouvir.

É muito raro encontrar pessoas que realmente saibam ouvir. Quando falo em “ouvir” quero diferenciar do simples “escutar”, do exercer o sentido da audição, mas enfocar no “ouvir empaticamente”.

Ouvir empaticamente é colocar-se no lugar da pessoa que está falando, ver como ela vê, sentir como ela sente, observar através do ponto de vista dela.

Ouvir empaticamente não é aceitar o seu ponto de vista, mas procurar entender, para poder dialogar com o seu interlocutor.

Um bom diálogo pressupõe paciência, saber olhar para as pessoas, ter constância.

Recentemente tive a oportunidade de ler um livro que gostaria de indicar a todos os empreendedores que gostariam de aprender o valor do saber ouvir: Momo e o Senhor do Tempo, de Michael Ende, ed. Martins Fontes.

Vou colar um trecho do livro que retrata bem a postura de uma pessoa que sabe ouvir: “Momo ouvia de tal modo que as idéias acertadas acabavam surgindo na cabeça de alguém que estivesse meio desorientado. Não é que ela dissesse ou perguntasse alguma coisa que levasse a pessoa a pensar de determinada maneira. A menina só ficava ali sentada, ouvindo com atenção e simpatia. Ao mesmo tempo fitava a outra pessoa com seus grandes olhos negros, e nela surgiam pensamentos que nunca tivera antes, como se lhe tivessem sido encravados por aquele olhar”.

Ouvir é calar, e olhar atentamente o outro.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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