Tenho observado o comportamento de
algumas pessoas que se dizem empreendedoras, e tenho notado uma deficiência
muito grande no saber ouvir.
É muito raro encontrar pessoas que
realmente saibam ouvir. Quando falo em “ouvir” quero diferenciar do simples
“escutar”, do exercer o sentido da audição, mas enfocar no “ouvir
empaticamente”.
Ouvir empaticamente é colocar-se no
lugar da pessoa que está falando, ver como ela vê, sentir como ela sente,
observar através do ponto de vista dela.
Ouvir empaticamente não é aceitar o seu
ponto de vista, mas procurar entender, para poder dialogar com o seu
interlocutor.
Um bom diálogo pressupõe paciência,
saber olhar para as pessoas, ter constância.
Recentemente tive a oportunidade de ler
um livro que gostaria de indicar a todos os empreendedores que gostariam de
aprender o valor do saber ouvir: Momo e o Senhor do Tempo, de Michael Ende, ed.
Martins Fontes.
Vou colar um trecho do livro que
retrata bem a postura de uma pessoa que sabe ouvir: “Momo ouvia de tal modo que
as idéias acertadas acabavam surgindo na cabeça de alguém que estivesse meio
desorientado. Não é que ela dissesse ou perguntasse alguma coisa que levasse a
pessoa a pensar de determinada maneira. A menina só ficava ali sentada, ouvindo
com atenção e simpatia. Ao mesmo tempo fitava a outra pessoa com seus grandes
olhos negros, e nela surgiam pensamentos que nunca tivera antes, como se lhe
tivessem sido encravados por aquele olhar”.
Ouvir é calar, e olhar atentamente o
outro.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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