domingo, 27 de abril de 2014

PENSAR NO AMANHÃ

Fico impressionado quando vejo pessoas empreendedoras que insistem em viver somente o presente. Quando são questionadas sobre o amanhã, ficam boquiabertas. O que você pretende fazer o ano que vem? Qual o seu objetivo para os próximos 5 anos? Quanto tempo de vida você acha que ainda tem?

Sentem um arrepio na espinha achando que a sua rotina diária durará por toda a eternidade. Negam-se a pensar no amanhã. Não podemos esquecer que “o homem é um ser temporal”.

Filósofos como Nietzsche ou Heidegger desenvolveram opiniões bastante pessimistas a respeito da capacidade do homem em superar o seu momento presente.

O temporal e o intemporal caminham juntos, e o homem só é feliz na medida em que supera o tempo mediante a esperança, a ilusão e o amor.

Uma pessoa empreendedora que não é capaz de pensar o seu futuro, que tem medo dele, não poderá encontrar em seu empreendimento a esperança, não saberá amar o que faz e não cultivará o sonho que é tão necessário para o desenvolvimento estratégico.

O homem pode superar o tempo porque é capaz de ver aonde quer chegar, o que quer ser. O homem é um ser futurista, aberto para adiante, capaz de projetar-se e viver a própria vida segundo esse projeto, em busca da felicidade. 

A nossa vida tem um ciclo já definido: nascemos, crescemos e morremos.

Empreendedor: Comprar, vender, pagar contas, comer, beber, dormir ... Não perca a noção do seu tempo. Planeje, organize, construa o seu amanhã e lembre-se que daqui não se leva nada. Você, eu e todos os outros vamos morrer um dia. Eu quero ir para o céu e você?

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário