domingo, 27 de abril de 2014

PROBLEMA – CONHECER PARA RESOLVER

É interessante dialogar com pessoas empreendedoras e ver o seu desespero no momento de se tomar uma decisão importante. Demonstram uma insegurança muito grande diante do fator risco.

Como diz no dicionário o risco é: “Situação em que há probabilidades mais ou menos previsíveis de perda ou ganho”. Este grau de previsibilidade depende da capacidade do empreendedor. Não podemos ter certeza de tudo, mas podemos nos cercar de informações onde diminuiremos esta imprevisibilidade. Outro ponto está em não ter medo de lidar com as consequências de uma decisão.

Se não tenho conhecimento sobre o meu problema, com certeza não tomarei uma boa decisão. Tomar decisão paliativa até pode resolver um problema, mas com certeza não se alcançará a causa do problema, pois para identificá-la é preciso reflexão e conhecimento profundo sobre o problema que temos em mão.

Para se aprofundar na análise do problema temos que fazer algumas perguntas que são imprescindíveis para o seu aprofundamento:

1.     O que eu sei a respeito do problema é uma informação confiável? Tenho como conseguir mais informações antes de fazer um juízo a respeito?
2.     Podemos dividir a situação em três partes: Causa, Problema e Sintoma. O que eu tenho em mãos não seria um sintoma do problema?
3.     Existem problemas que se resolvem por conta própria. Será que este não se encaixa nesta situação?
4.     Qual o prazo que disponho para resolver este problema?
5.     Este problema tem que ser resolvido por mim? Posso delegar? Qual o grau de importância na solução deste problema?

O empreendedor nunca foge de um bom problema. Como diz o ditado popular: Não engaveta e não toca com a barriga.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário