domingo, 27 de abril de 2014

SABER DELEGAR

Todos os dias me deparo com situações onde o empreendedor tem dificuldades para entender o conceito de “delegar”.

Saber delegar um trabalho exige uma maturidade muito grande por parte do empreendedor. As empresas que não entendem este conceito costumam cometer um erro muito grave, acreditam que delegar é abrir mão do trabalho, da responsabilidade e das conseqüências.

É muito cômodo para a pessoa dizer: “Não fui eu quem fiz, não é meu problema, não é minha culpa”.

O superior hierárquico tem a obrigação de treinar a pessoa para quem vai delegar o trabalho. Depois de treinado, o trabalho é delegado e acompanhado pelo superior, fazendo com que fique co-responsável pelo trabalho executado. Esta co-responsabilidade se mantém quando o colaborador erra no trabalho. A partir deste momento o superior tem a obrigação de identificar o porquê do erro e retreinar a pessoa para que não erre mais.

O que se deve delegar? Tudo aquilo que não é importante para você. Isto não significa que não seja importante para a empresa. Delegue também as coisas que você gosta de fazer, que sente satisfação, mas que não é importante para você.

Para quem eu devo delegar? Para quem tem capacidade de executar o trabalho. E se ninguém tem capacidade? Capacite ou substitua as pessoas. O que você não deve fazer é ficar acumulando tarefas porque está rodeado de pessoas incapacitadas.

Muitos profissionais, por uma questão de insegurança, acumulam tarefas achando que fazendo tudo demonstram competência profissional. São pessoas que se projetam não por sua competência, mas pela incompetência que o rodeia. Esta incompetência que o rodeia é fruto de sua própria incompetência.

Contratar a pessoa certa, treinar as pessoas e saber delegar, isto é sinônimo de competência.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário