Todos os dias me deparo com situações
onde o empreendedor tem dificuldades para entender o conceito de “delegar”.
Saber delegar um trabalho exige uma
maturidade muito grande por parte do empreendedor. As empresas que não entendem
este conceito costumam cometer um erro muito grave, acreditam que delegar é
abrir mão do trabalho, da responsabilidade e das conseqüências.
É muito cômodo para a pessoa dizer:
“Não fui eu quem fiz, não é meu problema, não é minha culpa”.
O superior hierárquico tem a obrigação
de treinar a pessoa para quem vai delegar o trabalho. Depois de treinado, o
trabalho é delegado e acompanhado pelo superior, fazendo com que fique
co-responsável pelo trabalho executado. Esta co-responsabilidade se mantém
quando o colaborador erra no trabalho. A partir deste momento o superior tem a
obrigação de identificar o porquê do erro e retreinar a pessoa para que não
erre mais.
O que se deve delegar? Tudo aquilo que
não é importante para você. Isto não significa que não seja importante para a
empresa. Delegue também as coisas que você gosta de fazer, que sente
satisfação, mas que não é importante para você.
Para quem eu devo delegar? Para quem
tem capacidade de executar o trabalho. E se ninguém tem capacidade? Capacite ou
substitua as pessoas. O que você não deve fazer é ficar acumulando tarefas
porque está rodeado de pessoas incapacitadas.
Muitos profissionais, por uma questão
de insegurança, acumulam tarefas achando que fazendo tudo demonstram
competência profissional. São pessoas que se projetam não por sua competência,
mas pela incompetência que o rodeia. Esta incompetência que o rodeia é fruto de
sua própria incompetência.
Contratar a pessoa certa, treinar as
pessoas e saber delegar, isto é sinônimo de competência.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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