domingo, 27 de abril de 2014

LEITURA

As pessoas costumam dizer que ser empreendedor é uma tarefa muito difícil. Têm dificuldade em ampliar o ângulo de visão, a capacidade de compreensão. Costumam me pedir uma receita de bolo de como se tornar um empreendedor sem fazer força.

Receita de bolo não existe, mas tem uma fórmula que é infalível: Comece a ler, muito, mas muito mesmo. Só que não leia qualquer coisa.

Não preciso dizer que um empreendedor tem que ler jornal. Uma pessoa desinformada não é esclarecida, não pode tomar uma decisão totalmente alienada do que vem acontecendo à sua volta.

A leitura de bons livros nos enriquece e nos ajuda a adquirir uma série de qualidades: a primeira delas está no aumento do nosso vocabulário. Uma pessoa com o vocabulário minguado tem dificuldade em expressar os seus pensamentos. Através da leitura adquirimos conhecimento e cultura, a partir daí passamos a ter uma melhor compreensão da realidade. Nossos ideais e modelos ficam mais claros e passamos a ter mais condição de criatividade e capacidade crítica.

Um bom leitor está sempre com caneta e papel na mão durante a leitura. Anota uma palavra nova, uma frase, uma idéia, algo a refletir ou a criticar. Uma leitura nunca é ato passivo, ou um tédio, é um momento de reflexão e introspecção, é um diálogo com o autor.

Algumas pessoas me dizem que não tem tempo para ler. Aqui vai uma dica: Não acredito que alguém tenha a coragem de dizer que não tem 15 minutos por dia para dedicar a uma leitura. Por mais lento que uma pessoa seja acho que é capaz de ler pelo menos 5 páginas em 15 minutos. Se esta pessoa tem a virtude da perseverança, irá ler todos os dias. Um ano tem 365 dias, vezes 5 páginas, conseguirá ler 1865 páginas. Se um livro tem em média 250 páginas, lerá ao final de um ano 7 livros. E agora, qual é a sua desculpa?

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário