segunda-feira, 28 de abril de 2014

COMPREENDER

O empreendedor tem que aprender a primeiro compreender e somente depois, e bem depois, ser compreendido.

Tenho observado o comportamento de alguns empreendedores que dizem:

·         Ele não me entende.
·         Já falei “n” vezes e parece que falo grego.
·         Este sujeito parece que é surdo.

Quando nos colocamos como donos da verdade é muito difícil de se fazer compreendido. Não estou querendo dizer que você não esteja de posse da razão quando diz as frases acima, mas o seu colaborador também acha que tem.

Não seja um ditador, nunca diga: “É assim porque é, e quem manda aqui sou eu.”

Procure compreender as pessoas, procure descobrir o que aquela pessoa sabe, ou pensa que sabe, que você ainda não sabe. Utilize os mesmos argumentos para convencê-la do contrário.

Se você descobrir que ela tem razão, não seja orgulhoso de não aceitar o seu erro, afinal de contas, seguir a razão trará bons resultados para o seu negócio enquanto que o orgulho só lhe prejudicará.

Primeiro devemos procurar compreender depois ser compreendido. Compreender não significa concordar, é uma forma inteligente de proporcionar um diálogo e não dois monólogos.

Dialogar não é simplesmente falar, é sentir, intuir, perceber, afinal estamos lidando com seres humanos.

Esta frase de Pascal resume bem o que eu quero dizer:

“O coração tem razões que a própria razão desconhece.”

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário