O empreendedor tem que aprender a
primeiro compreender e somente depois, e bem depois, ser compreendido.
Tenho observado o comportamento de
alguns empreendedores que dizem:
·
Ele não me entende.
·
Já falei “n” vezes e parece que falo
grego.
·
Este sujeito parece que é surdo.
Quando nos colocamos como donos da
verdade é muito difícil de se fazer compreendido. Não estou querendo dizer que
você não esteja de posse da razão quando diz as frases acima, mas o seu
colaborador também acha que tem.
Não seja um ditador, nunca diga: “É
assim porque é, e quem manda aqui sou eu.”
Procure compreender as pessoas, procure
descobrir o que aquela pessoa sabe, ou pensa que sabe, que você ainda não sabe.
Utilize os mesmos argumentos para convencê-la do contrário.
Se você descobrir que ela tem razão,
não seja orgulhoso de não aceitar o seu erro, afinal de contas, seguir a razão
trará bons resultados para o seu negócio enquanto que o orgulho só lhe
prejudicará.
Primeiro devemos procurar compreender
depois ser compreendido. Compreender não significa concordar, é uma forma
inteligente de proporcionar um diálogo e não dois monólogos.
Dialogar não é simplesmente falar, é
sentir, intuir, perceber, afinal estamos lidando com seres humanos.
Esta frase de Pascal resume bem o que
eu quero dizer:
“O coração tem razões que a própria
razão desconhece.”
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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