domingo, 27 de abril de 2014

NECESSIDADE X VONTADE

O empreendedor tem uma responsabilidade muito grande no momento de tomar uma decisão. Nos deparamos com uma série de dificuldades e dúvidas, principalmente quando precisamos decidir algo que mexe com a opinião pública ou com a estabilidade dos profissionais.

Neste momento o empreendedor tem que ter uma consciência muito grande sobre a diferença entre NECESSIDADE e VONTADE. Nem tudo o que temos VONTADE de fazer podemos fazer, mas temos que fazer tudo o que é NECESSÁRIO que seja feito.

Vou dar um exemplo fora do ambiente empresarial para esclarecer melhor o conceito destas duas pequenas palavras.

Uma criança nem sempre tem VONTADE de comer verduras, mas é NECESSÁRIO para a sua saúde. Os pais sabendo disso não se eximem em fazer o que é NECESSÁRIO. Um pai que só faz a VONTADE do filho, com certeza estará estragando-o.

A mesma coisa ocorre dentro de uma organização. O líder tem que ter a coragem de fazer o que é NECESSÁRIO, mesmo que isto crie descontentamento entre os funcionários ou na opinião pública.

Fazer o NECESSÁRIO, nem sempre é visto com bons olhos, vejamos o caso da verdura, mas com o tempo as pessoas vão vendo que era inevitável tomar determinadas ações e que foram realizadas para o bem da pessoa ou da organização, que por sua vez reflete nas pessoas que fazem parte da organização.

Empreendedor, prepare-se para ter a capacidade de discernir entre VONTADE e NECESSIDADE, e tenha a coragem de fazer o NECESSÁRIO.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário