domingo, 27 de abril de 2014

MARIA VAI COM AS OUTRAS

Ultimamente tenho conversado com muitas pessoas empreendedoras, são pessoas com espírito de liderança, conseguem fazer com que um determinado grupo o siga, às vezes para bons caminhos e outras vezes para maus caminhos.

Um líder tem uma responsabilidade muito grande ao definir o caminho que deseja defender, pois o seu carisma influencia muitas pessoas e o seu erro ou acerto será o erro ou acerto de muitas outras pessoas que o acompanham.

O triste é que tenho encontrado líderes do tipo “Maria vai com as outras”. São pessoas que não têm opinião própria, se deixam influenciar. Este erro, quando cometido pelo líder, é muito grave, pois é amplificado nos liderados.

Este tipo de comportamento não é novo. Um grande filósofo chamado Sêneca, que viveu a 2 mil anos atrás, nos tempos do imperador Nero, escrevia a Lucílio dizendo: “Uma das causas de nossos males é que vivemos por imitação dos outros, e em vez de nos governarmos pela razão, deixamo-nos levar por aquilo que é costume. As coisas que não quereríamos imitar, se as fizessem poucos, mal começam a fazê-las muitos, nós as seguimos, como se o fato de serem mais freqüentes as tornassem mais honoráveis; até o erro temos na conta de retidão quando se tornou generalizado”.

O líder tem por obrigação saber distinguir o certo do errado e optar pelo certo mesmo que isto signifique estar com a minoria. Estar do lado certo é estar com a verdade, e a verdade atrai os bons, é perene e se fortalece com o tempo.

Empreendedor saiba empreender na verdade, mesmo que te custe ficar entre a minoria certa.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário