segunda-feira, 28 de abril de 2014

COMO ADQUIRIR O SABER

É comum encontrar pessoas que correm para um lado e para outro, desperdiçam muita energia e dinheiro. Quando questionamos o porquê de determinadas ações, não SABEM responder.

Vamos analisar com mais profundidade o conceito do SABER. O que geralmente encontramos nas pessoas é CONHECIMENTO, ou seja, pessoas bem informadas, possuidoras de dados concretos, tais como: datas, nomes, fatos em geral. Para adquirir conhecimento, não é necessário grande esforço, basta estar bem informado, memorizar e pronto: Adquirimos Conhecimento!

E o SABER, como se adquiri?

Para saber não basta memorizar ou aprender coisas isoladas. O “saber” está na capacidade de se explicar os fatos com respostas bem fundamentadas, para tanto, temos que desenvolver a habilidade de raciocinar que provém do estudo das causas, conseguindo assim um conjunto organizado de ideias e de conhecimentos. Saber é descobrir novas verdades a partir das verdades adquiridas no conhecimento.

O exercício do saber desenvolve na pessoa o hábito intelectual. Vamos ver o que Aristóteles tem a nos dizer a esse respeito: “Os hábitos intelectuais permitem aprender com mais perspicácia e precisão, com mais rigor, com mais garantia de evitar o erro. Mas convém não esquecer que estes hábitos se adquirem somente com atos repetidos e bem feitos de entender, julgar e raciocinar. Por exemplo: atos de distinguir entre um fato e uma opinião, ou entre uma informação provada e uma afirmação gratuita.”

O bom empreendedor sempre busca o saber!

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário