domingo, 27 de abril de 2014

OPOSIÇÃO À MUDANÇA

Durante uma consultoria com uma pequena empresa, o proprietário colocou uma série de preocupações com relação às mudanças que seriam necessárias para solucionar alguns problemas identificados.

Falou que no passado, alguns colaboradores tinham criado uma série de barreiras em relação às mudanças. Criavam dificuldades toda vez que se tentava mudar alguma coisa na empresa. Preocupava-se em como fazer com que as pessoas viessem a aderir de livre e espontânea vontade às mudanças necessárias.

Vamos analisar com um pouco mais de cuidado, alguns motivos que podem criar alguma barreira à mudança.

As pessoas resistem às mudanças por uma série de razões, uma delas está ligada ao fato de não se informar adequadamente a natureza da mudança. Outro motivo pode surgir quando as pessoas não são capazes de identificar as vantagens e desvantagens decorrentes da mudança. Alguns colaboradores acham que uma mudança é indício de não aceitação do seu trabalho, relutam para não fazer parte dos profissionais com mau desempenho. Muitas das mudanças não são aceitas por razões pessoais, o colaborador não é capaz de ser impessoal no momento da mudança. Algumas pessoas não aceitam novos hábitos de trabalho ou a necessidade de adquirir novas habilidades decorrentes da mudança. Muitas mudanças interferem nos relacionamentos sociais já estabelecidos, criando assim uma oposição por parte de algumas pessoas que querem manter este relacionamento.

Outros fatores podem estar ligados ao psicológico das pessoas, tais como: a preocupação com as aparências, pressão exercida pelos colegas de trabalho, e mau relacionamento com o superior.

As empresas que estão sobrevivendo e estão crescendo, são aquelas que aprenderam a trabalhar com as mudanças de forma eficiente. O empreendedor tem que aprender a entender e a enfrentar as mudanças.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário