domingo, 27 de abril de 2014

MEU CHEFE É ORGULHOSO

Tenho recebido muitas perguntas de profissionais que dizem: Meu chefe é orgulhoso, como eu lido com ele?

As pessoas orgulhosas quase sempre pensam ter razão. Afirmam a sua verdade de forma dogmática e categórica. Têm muita dificuldade para aceitar outros pontos de vista. Como podemos lidar com pessoas que se consideram tão auto-suficientes?

O colaborador precisa de muita habilidade para lidar com um encarregado orgulhoso. Vou dar algumas dicas de como colocar o orgulhoso para questionar as suas verdades.

  • Em primeiro lugar peça que justifique com argumentos: que provas têm para sustentar a verdade?

  • Em segundo lugar procure apresentar mais de uma opção e peça a ele que escolha a mais razoável.

  • Sempre que ele vier com argumentos do tipo: “tudo”, “ninguém”, “nunca”, faça-o refletir, levante outros casos possíveis, argumente.

Ter um chefe orgulhoso, baixa a auto-estima dos funcionários e impede o desenvolvimento do espírito de equipe. O orgulhoso em sua susceptibilidade quase doentia, se sente ofendido por qualquer coisa e desequilibra o ambiente de trabalho.

A pessoa que se apóia unicamente em si mesma, se encontrará, mais cedo ou mais tarde, em uma situação que não será capaz de enfrentar sem a ajuda dos demais.

Empreendedor, cuidado com os líderes que se consideram auto-suficientes. São pessoas bem intencionadas fazendo as coisas da forma errada.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário