segunda-feira, 28 de abril de 2014

FAZER O QUE DEVE

Um empreendedor tem que ser uma pessoa responsável. A responsabilidade não se limita em aceitar uma determinada tarefa a se fazer, é um traço essencial de caráter. A responsabilidade nos põe a fazer o que se pode e deve ser feito, temos que ser eficazes, fazer a coisa certa.

É comum ver empreendedores que, diante das dificuldades para se cumprir a sua responsabilidade, queiram “cair fora”, buscam desculpas para se eximirem da sua responsabilidade.

Quando cumprimos com a nossa responsabilidade nos deparamos com muitos problemas: pessoas que não aceitam a verdade, outras que acham que devemos tampar o sol com a peneira, outras que em nome dos valores humanos dizem que devemos abrir mão dos nossos valores essenciais.

Se alguém te disser que será injustiçado por cumprir com a sua responsabilidade, responda: “É melhor ser injustiçado do que praticar a injustiça”.

Devemos ser justos para com os outros e para nós mesmos. Não cumprir a responsabilidade que lhe é atribuída é ser omisso para com o que lhe é devido.

Cumprir com o que é devido exige prudência, mas não podemos confundir prudência com covardia ou comodismo. Temos que ter a coragem de fazer o que nos foi incumbido.

Como disse São Josemaría Escrivá: “Faz o que deve e está no que faz”.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário