domingo, 27 de abril de 2014

OBEDIÊNCIA

Todos nós gostaríamos que as pessoas nos obedecessem. Tenho conversado com alguns empreendedores que reclamam dos colaboradores que se negam a obedecer as suas ordens, e gostariam de aprender alguma fórmula mágica que fizessem com que os obedecessem.

O mais interessante de tudo isso: quem quer ser obedecido não gosta de obedecer. Temos que entender que obedecer é uma necessidade de todos, do colaborador e do empregador, todos estamos subordinados a alguma coisa. Em qualquer relação coletiva geramos inevitavelmente vínculos de dependência que nos obrigam a obedecer.

Geralmente não conquistamos a obediência porque não sabemos mandar sem imperar. Mandar exige por parte de quem manda uma conduta de humildade, ordem e muita paciência para com as pessoas.

Algumas pessoas buscam a obediência na intenção de se acomodar, de fugir das próprias responsabilidades, e desta forma não conseguirão ser obedecidos. A pessoa só obedece quando percebe que quem pede já fez e quer ajuda, ou seja, temos que ser exemplo da obediência. Primeiro obedece, depois será obedecido.

Este comportamento de querer servir antes de querer ser servido nos dá autoridade. Não confunda servir a empresa com o servir às pessoas da empresa. Temos que estar à disposição das pessoas. Temos que ajudar se queremos ser ajudados.

Algumas pessoas se negam a obedecer porque acham que estão perdendo a sua liberdade. Somos livres para fazer o que temos que fazer, o que devemos fazer. Exercer um livre arbítrio negativo é nolição.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário