domingo, 27 de abril de 2014

PACIÊNCIA

Uma pessoa empreendedora está constantemente caminhando ao lado da incerteza e recebendo desafios. Esta situação gera por sua vez a preocupação e um estado de ansiedade muito grande, dificultado a tomada de decisão.

São nesses momentos que precisamos exercitar uma virtude muito importante: a paciência. Ser paciente pressupõe um estado de espírito em equilíbrio, ou seja, temos que estar serenos.

O empreendedor por natureza é uma pessoa muito ativa e, portanto, é dominado pela paixão. A paixão poder ser uma virtude desde que controlada. Quando descontrolada, caímos na cólera ou no pânico. O empreendedor está constantemente sob pressão emocional, e neste momento precisa da habilidade para controlar a sua paixão.

Quando uma pessoa diz que tem o “sangue quente”, o que na verdade ela quer dizer, é que não tem o autocontrole de sua paixão, como consequência perde a sua serenidade e, portanto, não tem a virtude da paciência.

Uma pessoa que tem a virtude da paciência é serena e demonstra um bom humor diante dos momentos mais difíceis. Outras pessoas na mesma condição reagem de forma violenta e descontrolada.

Empreendedor, se você constantemente tem perdido a paciência com seus colaboradores, verifique se a raiz deste descontrole não está na ansiedade. Questione sobre a real possibilidade de que um mal maior possa ocorrer. Veja também se não está colocando uma ênfase em demasia a uma determinada questão, ou se está com uma expectativa muito alta com relação a este tema, gerando uma ansiedade desnecessária.

Lembre-se sempre que a paciência tem muito a ver com a serenidade, paz interior e segurança.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário