segunda-feira, 28 de abril de 2014

FAMÍLIA

Dia 8 de março é o dia internacional da mulher, resolvi escrever este artigo para o homem empreendedor, para testar o seu grau de participação junto às grandes empresárias do lar.

Você deve ser um empreendedor muito bem sucedido, tem orgulho por ter conquistado: um patrimônio, um nome a zelar, etc. Nossa, quanta coisa a defender! Mas, e a família? Será que sou tão bom empreendedor também em casa, tenho exercido a liderança como se deve, ou será que às vezes me acho impotente no processo de educação dos meus filhos e no relacionamento com a minha esposa?

Muitos empreendedores bem sucedidos nos negócios muitas vezes negligenciam o seu papel em casa, e como não se pode admitir sucesso nos negócios e insucesso na família, achei interessante fazer este artigo.

Vamos refletir sobre algumas perguntas:

·         Tenho procurado desenvolver nos meus filhos as virtudes necessárias? Sou um líder para eles? Se não sou, quem o é?
·         Como encaro os defeitos dos meus filhos quando pequenos; me preocupo com a influência na formação do caráter quando forem grandes?
·         Meus filhos têm consciência do quanto é importante uma força de caráter nos negócios? Tenho dado provas pessoais disso?
·         O meu comportamento é um modelo e exemplo de respeito para com os outros? Meus filhos aprendem com a minha forma de ser?
·         Tenho demonstrado respeito para com a minha esposa, dando exemplo para que eles tenham o mesmo respeito para com a sua mãe?
·         Tenho controlado o tempo que os meus filhos passam diante da TV, e procuro saber quais personagens eles admiram?
·         Procuro desenvolver atividades culturais que ocupem o tempo hoje dedicado à TV?
·         Tenho participado ativamente do programa de ensino do colégio dos meus filhos? Tenho participado das reuniões de Pais e Mestres, ou digo que isto é assunto para mulher?
·         Procuro descer ao nível das crianças para poder entendê-las, sem me tornar uma criança?
·         Os meus filhos percebem o quanto estou orgulhoso pelas virtudes que eles adquirem?

Espero que com estas poucas perguntas, o empreendedor, que existe em você, perceba que administrar uma família também é um desafio tão empolgante quanto o seu negócio, e não é tarefa só para a mulher. O pai e a mãe unidos na empresa chamada FAMÍLIA têm que participar ativamente.

Sucesso no negócio e sucesso na família, isto é sinônimo de empreendedor bem sucedido.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário