segunda-feira, 28 de abril de 2014

ENFRENTAR RISCOS

É comum encontrar empreendedores que não gostam de correr riscos. Minha mãe já dizia: “Para viver temos que correr o risco de morrer”.

No mundo dos negócios, podemos dizer que é impossível não correr riscos. Qualquer decisão que precisemos tomar, por mais informações que levantemos, nunca será o suficiente para tomarmos uma decisão isenta de riscos.

Tendo consciência desta realidade empresarial, temos que tomar alguns cuidados para tentar amenizar os riscos.

Nunca tome uma decisão sem um objetivo em mente, é impossível avaliar o grau de risco assumido, se estamos ou não no caminho certo, sem um objetivo a ser alcançado.

Diante do risco iminente, temos que ser otimistas, pois quem não se propõe ao sucesso, se dispõe ao fracasso.

Verifique se o seu objetivo é realista, não adianta traçar metas para um resultado que não é possível se alcançar.

Algumas pessoas têm vergonha de perguntar, com medo de fazer papel de bobo. É melhor ser um bobo que acerta que um esperto que vive errando. Estar bem informado diminui o risco.

Existem pessoas que gostam de assumir riscos desnecessários para demonstrar força. Um bom empreendedor não foge dos riscos, mas isto é diferente de procurá-los.

Se você tem todas as informações possíveis, não vacile em tomar a decisão. Postergar uma decisão não diminui os riscos e pode fazer com que você perca a oportunidade.

Estar rodeado de pessoas que querem ajudar pode favorecer na diminuição dos riscos, o contrário também é verdadeiro.

Um empreendedor que não tem medo dos inevitáveis riscos pelos quais tem que conviver acerta mais que os que vacilam e procuram uma vida isenta de riscos.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário