segunda-feira, 28 de abril de 2014

DIALÉTICA

Estava dando uma aula para um grupo de empreendedores e percebi a demasiada importância que eles davam para discutir determinados problemas em concreto. Tentava demonstrar que existia um conjunto de problemas que vinha de causa comum, e que atacando a causa resolver-se-ia qualquer problema resultante desta causa.

Os empreendedores tinham dificuldades para entender e voltavam sempre a discutir os problemas de forma isolada. Isto ocorre porque as pessoas são educadas para resolver problemas e não as causas dos problemas.

Temos que aprender a questionar as realidades de forma profunda como se fosse um mistério a ser desvendado. Sócrates através da dialética soube questionar e se aprofundar para descobrir a causa dos problemas.

Os empreendedores, os políticos, os líderes, etc., têm a obrigação de estudar Sócrates, pois soube desenvolver como ninguém a habilidade para procurar a verdade. Para ele não interessava o conflito dos discursos em si e nem de ter razão no combate dialético dos argumentos e contra-argumentos.

Vamos encerrar com um trecho do livro: A escada dos fundos da filosofia – de Wilhelm Weischede – “Sócrates nos mostra a importância de se perguntar de forma séria. Pois perguntar significa não se deixar acalentar na sonolência das ilusões. Perguntar significa ter a coragem de suportar também o amargor da verdade. Essa radicalidade do perguntar, essa compreensão da miséria da época, esse saber acerca das verdadeiras exigências do ser humano: isso é o que proporciona a Sócrates o pendor apaixonado de seus discípulos.”

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário