segunda-feira, 28 de abril de 2014

CRESCER NA DIFICULDADE

É interessante ver a reação das pessoas diante das dificuldades. Neste momento é que entendemos aonde querem “amarrar o burro”.

Cada vez mais eu me convenço de que uma pessoa espiritualizada sabe se defender melhor nos momentos difíceis.

Os empreendedores estão constantemente vivendo a incerteza e a dificuldade. A pressão por ter que tomar decisões e o peso da responsabilidade fazem com que a pessoa tenha de se apoiar em seus valores e na forma como encara a vida.

Um empreendedor com boa formação cristã busca estar bem, mas sabe que a verdadeira definição de bem está calcada no bem da virtude. Nesta perspectiva, as dificuldades são encaradas como forma de desenvolvimento de nossas virtudes. Como dizia Santo Agostinho: “o mesmo fogo ... faz brilhar o ouro e fumegar a palha”.

Uma pessoa que não busca crescer em virtude nos momentos de dificuldade, provavelmente encara a vida de uma forma menos espiritualizada. O materialista, por exemplo, procura aquilo que lhe dá prazer. O sensual procura aquilo que lhe faz feliz. Estas pessoas diante da dificuldade caem no desespero e podem destruir o relacionamento com a família, gerando apreensões, queixas e mau humor.

Um empreendedor espiritualizado sabe que nenhuma dificuldade pode se tornar um obstáculo para o verdadeiro bem. Sabe crescer na dificuldade e sabe envolver a família neste ideal, crescendo em união, fazendo com que todos aceitem o sacrifício sem um lamento, apoiando-se mutuamente e procurando tornar mais amável a vida dos outros.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário