segunda-feira, 28 de abril de 2014

A ARTE DE NEGOCIAR

Saber conduzir uma boa negociação é uma arte, e o empreendedor tem que ser hábil nesta arte.

Em um processo de negociação encontraremos idéias, interesses ou até mesmo objetivos divergentes. O bom negociador sabe conduzir o diálogo de forma a fazer com que todos os envolvidos tenham a oportunidade de se manifestar e de perceber que foram ouvidos pelos demais.

O bom negociador sabe conduzir tecnicamente a negociação e tem sob controle todas as etapas necessárias. Conhece com profundidade os interesses das pessoas que fazem parte da negociação e seus perfis caracterológicos. Tem consciência dos seus limites para atingir o objetivo da negociação.

Cada negociador tem o seu estilo e, como não existe o melhor estilo, o bom negociador sabe aplicar o seu estilo respeitando o do outro. É flexível e criativo no apresentar de novos argumentos conforme vai se desenvolvendo a negociação.

O negociador de sucesso sabe desenvolver ao longo da negociação a sua credibilidade, coerência e demonstrar sinceridade.

Sabe separar as pessoas dos problemas, não se deixa enganar pelas aparências. Isto me lembrou uma passagem do livro Crime e Castigo de Dostoievski, quando a mãe orienta a seu filho de como deve proceder ao encontrar o noivo de sua irmã “... peço-te, querido Rodka, que, quando te encontrares com ele, em Petersburgo, o que se dará muito em breve, não julgues levianamente nem apaixonadamente, como costumas fazer com tudo, se à primeira vista houver nele qualquer coisa que não te agrade.”

O bom negociador é prudente.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário