domingo, 27 de abril de 2014

RELATIVISMO

Muitos empreendedores têm dificuldade em tocar o seu próprio negócio, pois ficam colocando um danado de um “relativo” só para atrapalhar. Falam: “Não concordo, isto é relativo...”.

Analisando a essência deste condicionante, verificamos que estes empreendedores não acreditam que possa existir uma verdade única. Dizem que a verdade é relativa, depende de quem vê, de como vê. Estão presos ao Relativismo ou Subjetivismo.

Olham para o mundo como se pudessem dividir entre o meu mundo e o seu mundo. Dentro do seu mundo não existem as mesmas coisas e as mesmas regras que o mundo do outro. Vivem em mundos diferentes. Dizem: “Eu vejo desta forma e você vê da forma que você acha melhor”.

Este tipo de comportamento cega o empreendedor, minando sua criatividade e a capacidade de observar novas oportunidades. Fica excluído da sociedade, pois cria um mundo paralelo.

Confunde a valorização do objeto que se vê, com a existência do próprio objeto. Coloca em dúvida a sua característica intrínseca.

As pessoas presas ao relativismo são céticas, duvidam de tudo, são descrentes. Pessoas que fogem da verdade, pois de uma forma ou de outra, sabem que a verdade as obriga à responsabilidade.

O relativismo leva a pessoa ao “achismo”. Procuram definir regras e condutas a partir de uma visão superficial das coisas. Um “eu acho” baseado em pura intuição, ou especulação. A cultura do “eu acho que...”.

O outro extremo do relativismo é o empirismo. Pessoas que só se baseiam em coisas cientificamente comprovadas, não são capazes de entender conceitos mais abstratos, ou seja, concluir a partir da razão.

O que eu quero dizer com tudo isto? Sr. Empreendedor reflita mais, procure adquirir conhecimento, saia deste mundinho que você criou, e conheça o mundo que o rodeia, sem medo do que vai encontrar e da responsabilidade que terá que assumir. Não se isole do mundo, se abra para o mundo.

Quando você aprender a reconhecer a verdade, você verá coisas que outros não conseguem ver. Não porque não existem, mas porque estão cegos a elas. Neste momento você terá uma vantagem empresarial. Se tornará um estrategista.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário