segunda-feira, 28 de abril de 2014

EFICIÊNCIA VERSUS EFICÁCIA

Você trabalha da forma correta? Faz tudo certo como deveria ser feito? Você é uma pessoa EFICIENTE?

O que é ser eficiente e o que é ser eficaz? Qual é a diferença entre estas duas palavras, e o que isto tem a ver com o meu negócio?

Tenho notado que muitos profissionais sejam eles empreendedores ou colaboradores, ficam muito obcecados em serem eficientes. O empreendedor quer que o colaborador faça tudo certo. O colaborador acha que fazer certo é o que agrada o líder e desta forma terá seu emprego assegurado e quem sabe até uma promoção.

“Fazer certo as coisas é importante, não resta dúvida, mas fazer a coisa certa é muito mais importante”.

À primeira vista parece que falei a mesma coisa na frase acima, vamos ver um exemplo para percebermos que existem diferenças na frase.

Contrato uma vendedora, uma pessoa de muita confiança, que chega no horário, atende o cliente com educação, é uma boa colega de trabalho, não reclama, vai ao banco e encara as filas com paciência, parece ser uma boa funcionária. Quando verifico o resultado das vendas, percebo que é baixo, não tem feito boas vendas. Este é um bom exemplo de uma pessoa eficiente, faz tudo certo, mas a coisa errada, não foi contratada para ser secretária ou auxiliar de escritório, e sim como vendedora, não está fazendo a coisa certa pela qual foi contratada, ou seja, não é eficaz.

Nem todo funcionário que faz tudo certo, está na verdade fazendo a coisa certa, e poucos empreendedores se dão conta disto, e acabam valorizando o profissional pelo que faz e não pelo que deveria fazer.

Empreendedor procure melhorar a sua eficácia e a de seu colaborador, pois isto é estratégico para o seu negócio.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário