segunda-feira, 28 de abril de 2014

INÍCIO DO ANO

As festas acabaram e um novo ano começa. Ano novo com problemas velhos. Mas um bom empreendedor aprende com os erros. Neste ano não vamos cometer os mesmos erros do ano que se passou.

Começo o ano com uma nova estratégia. Tenho todo o histórico do ano que se passou, todos os erros e acertos bem documentados. Realizei um planejamento de investimento para atender as metas de venda.

Meu fluxo de caixa está organizado, tenho total controle sobre as minhas despesas fixas e variáveis. Consegui ao longo do ano equilibrar o contas a pagar e o contas a receber.

A minha experiência de controle demonstrou a necessidade de capital de giro, tenho capital necessário e sei identificar com clareza a sazonalidade.

Aprendi com muito custo separar as minhas despesas pessoais das despesas da empresa. Não pego mais dinheiro do caixa da empresa para pagar as despesas pessoais sem fazer os registros de retirada.

Aprendi a calcular custo para não me enganar com lucros fictícios. Sei dar crédito e agora tenho um índice menor de inadimplência. Descobri também o quanto é importante controlar os adimplentes.

Como é bom começar o ano sabendo identificar as depreciações e saber fazer o provisionamento adequado.

O que? Você não faz nada disso? Não aprendeu a fazer isso no ano que passou? Você começa e não termina? Falta a virtude da ORDEM?

Então meu amigo, quem não vive a ordem, vive a desordem. Sinto muito em lhe dizer: VOCÊ TERÁ OS MESMOS PROBLEMAS QUE TEVE NO ANO QUE PASSOU!

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário