domingo, 27 de abril de 2014

SER AUTÊNTICO

Certa vez estava conversando com um empreendedor e comentei que o seu comportamento não era adequado para uma determinada situação em que ele se encontrava. Aquela forma de tratar o assunto era prejudicial à sua imagem e ao seu negócio.

O empreendedor me respondeu dizendo que “estava sendo autêntico”, que ser “autêntico” é expressar com franqueza o que sente e pensa no momento.

Este é um ponto interessante e que merece reflexão. O que significa ser autêntico? O que ele quis dizer com isso?

A língua portuguesa pode nos ajudar nesta reflexão. A palavra autêntico é um adjetivo, e como tal reclama um substantivo. Não é correto dizer simplesmente que somos autênticos, a expressão está incompleta. Poderíamos dizer que somos um “autêntico”: trabalhador, preguiçoso, etc.

Talvez ele estivesse querendo dizer que era um “Empreendedor autêntico”. Mas o seu comportamento não seguia os preceitos mínimos de um empreendedor, portanto, não agia como um autêntico empreendedor.

Será que ele queria dizer que era um “Homem autêntico”?.  Um ser humano é um animal racional, portanto, se utiliza da razão, o seu comportamento naquele momento não ia de encontro com a razão, concluímos que não se comportava como homem autêntico.

Existem pessoas que acreditam que é uma virtude se deixar dominar pelos instintos, agindo com grosseria e irracionalidade.

Senhor empreendedor, se você quer ter sucesso no seu negócio, liderança sobre os seus colaboradores e clientes fidelizados, busque ser um “Empreendedor Autêntico”, “Líder Autêntico”, “Homem Autêntico” e desta forma você conquistará um “SUCESSO AUTÊNTICO”.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário