domingo, 27 de abril de 2014

QUALIDADE NO SERVIÇO

O empreendedor costuma cometer erros que chamamos de “erros de principiantes”. Não percebe que um erro na prestação de um serviço a um cliente pode lhe trazer uma série de conseqüências que o prejudicará em seu negócio.

Quando nos preocupamos com a fidelização e com a rentabilização do nosso negócio, temos que estar atentos aos nossos erros para com o cliente.

A forma como damos encaminhamento à solução destes problemas é que nos mostrará a conseqüência em nosso negócio.

O primeiro erro que podemos cometer ao visualizar uma falha no nosso serviço, é o não saber atribuir um custo à falha cometida, enganando-se achando que um simples pedido de desculpa basta para minimizar a falha.

O segundo erro é ignorar as falhas que cometemos, demonstrando uma falta de visão do próprio negócio e com um posicionamento reativo diante dos fatos.

Muitos empreendedores dão importância às falhas que vêm a partir de reclamações, mas não se preocupam em agir pró-ativamente, buscando identificar estas falhas antes do cliente. A condescendência para com o “status quo”, nos cega diante das grandes oportunidades de melhorar.

Este comportamento aparentemente tranqüilo diante dos problemas, mostra o quanto o empreendedor vive longe da realidade dos fatos. Não percebe que erros que aparentemente não o afetam, incomoda o cliente, fazendo com que deixe de contabilizar o custo subjetivo causado pelo erro.

Esta não contabilização dos custos relacionados com os erros gera uma conclusão errada de que não se deve investir para sanar os erros que se vem cometendo.

A valorização que o empreendedor dá às queixas dos seus clientes é sintomático da modernidade das suas abordagens de gestão.

Para que os nossos clientes se mantenham vivos, é necessário que se saiba porque eventualmente morrem.

Vamos encerrar com a frase de Luis María Huete “Dizem que errar é humano, mas corrigir é divino”. A magnitude da tarefa bem merece tal qualificativo.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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