O empreendedor tem que aprender que
dentro da sua empresa existe um baú cheio de informações. Todo o momento ele
está gerando uma informação nova que vai direto para este baú, enriquecendo a
empresa com um histórico de tudo o que aconteceu, como e porquê aconteceu.
O grande problema do empreendedor é
localizar este baú, saber identificar estas informações e saber medir as
mesmas, para isso precisa da ajuda dos clientes e colaboradores, pois eles são
os que geram estas informações.
Por que os colaboradores se negam a
passar a informação? Colocam dificuldade em fazer relatórios? Passam a
informação de forma truncada e incompleta?
A resposta está no tratamento da
informação. Muitos empreendedores utilizam a informação para medir, para
controlar e cobrar os colaboradores. Sabendo disto, os colaboradores passam a
esconder as informações.
Fica claro que esta intenção para com
as informações está errada. O empreendedor não deve utilizar a informação
somente para controlar, deve dar uma finalidade mais importante que isto. Deve
APRENDER com a informação.
Devemos coletar estes dados junto com
os colaboradores, e aprender com eles, repensar nosso posicionamento, nossa
estratégia, nossa operação. Muitos empreendedores tomam decisões sem base nenhuma,
não olham para as informações que os rodeiam.
Um empreendedor bem informado toma
decisões que ultrapassam as atitudes preventivas, ele passa a ter ações
preditivas.
O empreendedor deve estimular o colaborador
a coletar estes dados durante sua atividade, saber analisar o comportamento do
cliente, do mercado, tendências futuras, etc.
A partir de reuniões periódicas,
discutir com os colaboradores tendo como intuito a aprendizagem mútua.
Vamos finalizar com uma frase de Ortega
Y Gasset: “O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro de seus erros, a longa
experiência de vida decantada gota a gota durante milênios”.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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