segunda-feira, 28 de abril de 2014

INFORMAR PARA APRENDER

O empreendedor tem que aprender que dentro da sua empresa existe um baú cheio de informações. Todo o momento ele está gerando uma informação nova que vai direto para este baú, enriquecendo a empresa com um histórico de tudo o que aconteceu, como e porquê aconteceu.

O grande problema do empreendedor é localizar este baú, saber identificar estas informações e saber medir as mesmas, para isso precisa da ajuda dos clientes e colaboradores, pois eles são os que geram estas informações.

Por que os colaboradores se negam a passar a informação? Colocam dificuldade em fazer relatórios? Passam a informação de forma truncada e incompleta?

A resposta está no tratamento da informação. Muitos empreendedores utilizam a informação para medir, para controlar e cobrar os colaboradores. Sabendo disto, os colaboradores passam a esconder as informações.

Fica claro que esta intenção para com as informações está errada. O empreendedor não deve utilizar a informação somente para controlar, deve dar uma finalidade mais importante que isto. Deve APRENDER com a informação.

Devemos coletar estes dados junto com os colaboradores, e aprender com eles, repensar nosso posicionamento, nossa estratégia, nossa operação. Muitos empreendedores tomam decisões sem base nenhuma, não olham para as informações que os rodeiam.

Um empreendedor bem informado toma decisões que ultrapassam as atitudes preventivas, ele passa a ter ações preditivas.

O empreendedor deve estimular o colaborador a coletar estes dados durante sua atividade, saber analisar o comportamento do cliente, do mercado, tendências futuras, etc.

A partir de reuniões periódicas, discutir com os colaboradores tendo como intuito a aprendizagem mútua.

Vamos finalizar com uma frase de Ortega Y Gasset: “O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro de seus erros, a longa experiência de vida decantada gota a gota durante milênios”.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário