segunda-feira, 28 de abril de 2014

FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL

Tenho conversado com alguns empreendedores e a grande maioria tem reclamado do comportamento dos profissionais que fazem parte do empreendimento. Reclamam da falta de compromisso, de lealdade, de interesse pelo negócio, e o pior: não se importam com o próprio desenvolvimento pessoal.

Um empreendedor é um líder, e como tal tem o dever de desenvolver nas pessoas o conceito de liberdade responsável.

Em primeiro lugar temos que estar atentos para com a qualidade do “senso crítico” destas pessoas. Na grande maioria das vezes elas não sabem discernir o certo do errado, tem pouca informação, ou muita informação distorcida. Confundem a verdade objetiva com a opinião pessoal.

Encontramos pessoas que julgam no momento errado, quando estão sob influência do seu estado emocional e desta forma precipitam-se.

Uma pessoa responsável sabe expor as razões pelas quais tomou uma determinada decisão, desta forma aprende a se responsabilizar pela livre decisão.

O líder faz com que as pessoas assumam a responsabilidade por seus atos, não permitindo que vivam no anonimato.

O líder sabe distribuir tarefas e definir com clareza os limites de responsabilidade de cada um, promovendo a autonomia, o autodomínio, a iniciativa, a opção de escolha, a oportunidade de tomada de decisão e participação.

Reclamar, queixar-se e lamentar-se e não agir, de nada adianta. Cada líder tem o liderado que escolheu, recrutou e treinou. Identifique o ponto fraco de cada profissional e invista na solução da causa do problema.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário