segunda-feira, 28 de abril de 2014

CONCEITO DE VENDA

O mês de dezembro é um momento de grande expectativa para o empreendedor. Alguns esperam vender em dezembro o que não venderam o ano inteiro, têm a expectativa de pagar todas as dívidas acumuladas e ainda fazer um provisionamento para o início do ano.

Dei uma palestra a convite de um grupo de empresários de São Paulo que estavam preocupados com este período. Discutimos durante o evento uma série de técnicas em vendas, mas uma pergunta em particular me chamou muito a atenção. Um empresário explicou como as empresas do seu segmento faziam para comercializar os seus produtos, e esta forma de comercialização lhe trazia muitos problemas obrigando-o a entrar em uma guerra de preços.

Discutimos o assunto e perguntei por que ele não mudava a forma de comercialização, e apresentei uma série de alternativas. O empresário dizia que não podia mudar um habito de venda do seu seguimento.

Eu concordo que certas regras não podem ser modificadas. Não podemos romper de uma hora para outra hábitos adquiridos por um determinado segmento, entretanto, o empresário deve constantemente exercitar um modelo “Inquisitivo de Pensar”. Questionar o porquê das coisas.

Existem determinados paradigmas que o empreendedor tem que aprender a romper. Muitas vezes o empresário deixa de atuar por que tem preconceito.

Mas o que quer dizer ter preconceito?

Preconceito é um conceito pré-fabricado e que na maioria das vezes não corresponde à realidade. O empresário precisa procurar entender mais o cliente do que o concorrente. Várias vezes nos prendemos ao que o concorrente está fazendo para fazermos igual, e não nos preocupamos em fazer o que o cliente quer que façamos por ele.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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