segunda-feira, 28 de abril de 2014

DIALOGAR E CONVENCER


Fui procurado por alguns empreendedores interessados em melhorar a forma de se expressar e de se fazer compreender pelas pessoas. Pediram para que eu resumisse em poucas palavras quais eram os pontos que deveriam se preocupar para falar e se fazer entender.

Coloquei que o primeiro ponto que temos que saber trabalhar é o desenvolvimento da capacidade de pensar. Uma pessoa com rapidez de raciocínio é capaz de entender o que o interlocutor gostaria de ouvir, a forma como gostaria de ouvir, quais os pontos de conflito que deveria evitar durante o desenvolvimento da conversa e quais deveria enfatizar.

O segundo ponto é o saber falar, ou seja, saber dialogar, que entende-se por saber ouvir mais e falar menos. Ouvir pelo ponto de vista de quem fala. Usar a razão para entender antes de se pronunciar a respeito de um determinado fato.

O terceiro está na capacidade de argumentar, que entende-se pela capacidade de se sustentar uma controvérsia. Durante o processo de diálogo, estamos raciocinando o que o outro está falando e estruturamos em nossa mente os argumentos necessários para a condução do diálogo.

O quarto ponto está na capacidade de persuadir, ou seja, fazer com que a pessoa aceite o que você está falando. Neste momento a pessoa ainda não acredita, mas já está predisposta a ouvir o que você tem para falar.

O quinto e último ponto está na capacidade de convencimento. Quando iniciamos uma conversa com alguém, iniciamos um diálogo inteligente, onde ouvimos a pessoa, concluímos o seu ponto de vista, argumentamos e defendemos o nosso. Levamos a pessoa a se interessar pelo que falamos e fazemos com que a pessoa conclua que estamos com a razão.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas



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