Fui procurado por alguns empreendedores
interessados em melhorar a forma de se expressar e de se fazer compreender
pelas pessoas. Pediram para que eu resumisse em poucas palavras quais eram os
pontos que deveriam se preocupar para falar e se fazer entender.
Coloquei que o primeiro ponto que temos
que saber trabalhar é o desenvolvimento da capacidade de pensar. Uma
pessoa com rapidez de raciocínio é capaz de entender o que o interlocutor
gostaria de ouvir, a forma como gostaria de ouvir, quais os pontos de conflito
que deveria evitar durante o desenvolvimento da conversa e quais deveria
enfatizar.
O segundo ponto é o saber falar, ou
seja, saber dialogar, que entende-se por saber ouvir mais e falar menos.
Ouvir pelo ponto de vista de quem fala. Usar a razão para entender antes de se
pronunciar a respeito de um determinado fato.
O terceiro está na capacidade de argumentar,
que entende-se pela capacidade de se sustentar uma controvérsia. Durante o
processo de diálogo, estamos raciocinando o que o outro está falando e
estruturamos em nossa mente os argumentos necessários para a condução do
diálogo.
O quarto ponto está na capacidade de persuadir,
ou seja, fazer com que a pessoa aceite o que você está falando. Neste momento a
pessoa ainda não acredita, mas já está predisposta a ouvir o que você tem para
falar.
O quinto e último ponto está na
capacidade de convencimento. Quando iniciamos uma conversa com alguém,
iniciamos um diálogo inteligente, onde ouvimos a pessoa, concluímos o seu ponto
de vista, argumentamos e defendemos o nosso. Levamos a pessoa a se interessar
pelo que falamos e fazemos com que a pessoa conclua que estamos com a razão.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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