domingo, 27 de abril de 2014

LIBERDADE DE DECISÃO

Um empreendedor durante o processo de liderança terá que desenvolver o espírito de responsabilidade das pessoas que fazem parte da sua equipe de trabalho. Mas como fazer isto?

A primeira coisa que o empreendedor deve aprender a distinguir é a diferença entre responsabilidade e obediência. Uma pessoa obediente é submissa e dependente de quem manda. Para o empreendedor esta submissão pode ser boa em determinados momentos, onde a pessoa cumpre as ordens dadas e não comete erros, entretanto, esta dependência faz com que a pessoa atrofie a sua capacidade de pensar e decidir por conta própria.

Para uma pessoa ser responsável tem que aceitar por livre e espontânea vontade a tarefa de decidir e estar motivada a participar do processo de decisão.

Quando uma decisão não parte da pessoa, ou seja, quando é compartilhada com outros, esta pessoa não terá a oportunidade de viver a responsabilidade dos atos, não aprenderá a corrigir a sua forma de pensar e não entenderá as consequências de uma decisão tomada.

Se um empreendedor quer criar as bases para uma pessoa poder decidir, deve começar a dar as informações necessárias para que a pessoa possa decidir. Dar informação significa orientar sobre o propósito, a forma como se faz, e animar a pessoa a perguntar caso tenha alguma dúvida no processo de decisão. Outro ponto importante é dar a liberdade para que a pessoa escolha o melhor caminho. Em alguns casos só existe um caminho a tomar, neste caso não existe a necessidade de se tomar uma decisão, mas quando há a necessidade em optar por um caminho ou outro, a pessoa tem que ter liberdade de decidir, e só desta maneira desenvolverá a responsabilidade pela decisão.

Desenvolver o espírito de responsabilidade significa dar e aceitar a liberdade de decisão.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário