segunda-feira, 28 de abril de 2014

EDUCAÇÃO DOS VALORES

Muitos empreendedores acham que o seu papel dentro de uma empresa está limitado às funções profissionais. Esquece que está rodeado de seres humanos e que por sua vez deve investir na formação humana de seus subordinados.

Quando um líder demonstra preocupação em fomentar a formação humana, é porque ele mesmo tem boa formação, afinal ninguém dá o que não tem.

A formação humana é na verdade o desenvolvimento das virtudes, que tem uma tríplice dimensão: Entendimento – Vontade – Afetividade. A educação das virtudes tem as componentes: cognitivas, volitivas, afetivas e comportamentais.

A formação do entendimento se resume em um diálogo sincero, onde o empreendedor procura se manter na verdade e na justiça para com os demais, estimulando no grupo este mesmo comportamento.

O empreendedor deve procurar desenvolver na equipe de trabalho o fortalecimento da vontade, que está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento dos valores morais. Uma pessoa cujos valores morais não estão bem orientados, não desenvolve a sua auto-estima e prejudica a auto-estima dos demais colegas de trabalho.

Junto com o desenvolvimento do entendimento e da vontade, temos que cultivar a afetividade. Uma pessoa cuja afetividade não está bem desenvolvida terá reações emocionais descontroladas diante das divergências naturais do convívio humano, que poderá resultar em um comportamento imoral, consequentemente em entendimentos negativos.

Em resumo, o objetivo da formação humana é precisamente o de integrar a razão, a vontade e o sentimento, em cada atuação da pessoa.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário