domingo, 27 de abril de 2014

MARKETING DE FIDELIZAÇÃO

Perder um cliente é muito fácil, entretanto, ganhar, além de difícil, custa muito à empresa, e não podemos nos dar a este luxo. O empreendedor deve procurar a constante busca pela fidelização do seu cliente.

Fidelização é quando o cliente se identifica não somente com o produto que comercializamos, mas com a nossa forma de ser, a maneira como se comercializa, ou seja, nossa identidade institucional. Você deve procurar fortalecer cada vez mais esta imagem institucional para com o seu cliente.

É um risco desnecessário negligenciar a fidelização, permitindo que o seu cliente experimente oportunidades de compra no estabelecimento do seu concorrente. Para isso você tem que aprender a conhecer as reações do seu cliente, procurando demonstrar que você é a melhor opção.

A fidelização não se conquista com boas intenções, temos que gerar valor agregado e melhorar o nível de satisfação.

Quando perdemos algum cliente, devemos iniciar uma pesquisa interna e externa para descobrir a causa que levou aquele cliente a não retornar.

E quando conquistamos um cliente, também devemos investigar o que está levando este cliente a preferir comprar em nosso estabelecimento.

Esta preocupação para com os motivos que levam à compra ou à recusa da compra chamamos de “Filosofia de Marketing”.

Alguns empreendedores ainda pensam que Marketing se resume em fazer anuncio, e esquecem que determinadas atividades rotineiras também são Marketing. Um sorriso ao receber o cliente, o linguajar correto, a correção de postura, um ambiente adequado ao público, atenção necessária, etc.

Quantos negócios não perdemos pela nossa falta de paciência ao atender o cliente ou na forma como tratamos nossos colaboradores em público.

Lembre-se: Você não abriu a empresa para satisfazer os seus desejos, mas para satisfazer as necessidades do seu cliente.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário