segunda-feira, 28 de abril de 2014

A ARTE DE APRENDER

É comum encontrar entre os empreendedores a visão pessimista de que já não têm mais idade para aprender, ou a de que os colaboradores não são capazes de aprender, pois já tentaram de tudo e nada deu certo.

Pavlov diz que até os cachorros são capazes de aprender. Realizou uma série de experiências e conseguiu provar que os cachorros conseguem, através de estímulos, reagir e mudar os seus comportamentos. Está certo que este tipo de aprendizado é totalmente diferente da forma como o ser humano aprende, pois os seres humanos são dotados de inteligência, vontade e liberdade, enquanto que nos animais a aprendizagem só é possível através do adestramento.

O ser humano só aprende quando ele quer aprender, ninguém é capaz de forçar ou aprender por ele. O ato de aprender é individual e intransferível.

Podemos aprender pela experiência adquirida ao longo dos anos. Esta é uma das formas de se adquirir conhecimento, mas não pode ser a única. Se todas as pessoas seguissem esta única forma de adquirir conhecimento, os médicos teriam de contrair todas as doenças para exercer a sua profissão, um advogado teria que ser processado durante toda a sua vida para saber defender alguém, um empresário teria que passar toda a sua vida administrando uma empresa para saber administração...

Existe um conhecimento acumulado que podemos ter acesso, mas este conhecimento só está disponível para quem quer, para quem o busca. Eu não preciso esperar a minha empresa quebrar para ter este conhecimento. Outros já quebraram antes, e posso aprender com seus erros.

Entre os acadêmicos se diz que: “Aprender é a ocupação mais universal e importante do homem” e que “a capacidade de aprender é o dom inato mais significativo que o homem possui”.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário