domingo, 27 de abril de 2014

PERDER TEMPO

Existem pessoas que não sabem dar valor ao tempo. Estava conversando com um empreendedor e ele me dizia que era desorganizado, e que perdia muito tempo para achar determinadas coisas. Era comum utilizar a seguinte frase: “Eu guardei, só não sei onde, mas vou achar”.

Perguntei há quanto tempo ele tinha consciência de que era uma pessoa desorganizada. Ele respondeu brincando que aproximadamente uns dez anos.

Como ele gostava de brincar com coisa séria, dei continuidade à brincadeira e fiz o seguinte cálculo: Vamos imaginar que você perca 1 hora por desorganização das 8 horas de trabalho diário. Em um ano perdeu 365 horas, e em dez anos perdeu 3650 horas. Vamos dividir por 8 horas, que seria um dia normal de trabalho, e descobriremos que você perdeu aproximadamente 456 dias, ou seja, mais de 15 meses de sua vida perdido em desorganização.

Como podemos ver, perdemos muito tempo com a desorganização. Quantas e quantas pessoas que se julgam empreendedoras, mas que se acomodam diante da desorganização diária, da perda inútil do tempo, um tempo que vai e ... não voltará.

Algumas pessoas chegam a dizer que depois recuperam este tempo perdido. Isto não é verdade, pois o tempo que perdemos será gasto em um outro tempo que poderia estar sendo dedicado à outra coisa.

Uma pessoa empreendedora sabe valorizar o seu tempo e utilizá-lo de forma eficaz e organizada.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário