segunda-feira, 28 de abril de 2014

ADMINISTRADOR DE CRISES

Existem empreendedores que fazem questão de administrar crises, e quando analisamos as causas descobrimos que a grande maioria delas são crises provocadas por estas mesmas pessoas.

Diante da crise se colocam como coitados e sofredores, mas quando alertadas com antecedência, fecham a cara, pois não aceitam conselhos ou observações. Neste momento o orgulho e o autoritarismo falam mais alto.

São pessoas que não percebem determinados sintomas. Quem visita muito um consultório médico é porque está doente, e quem se utiliza de um advogado como porta voz é porque está... com certeza com muitos problemas, principalmente quando é opcional.

Uma pessoa empreendedora, seja ela um comerciante, um industrial, um político, etc., tem que saber administrar antecipando-se aos problemas, como diz Stephen Covey - no Quadrante II.

Mas tem pessoas que gostam de crises e trabalham no Quadrante I, e basta alguém fazer uma observação e lá vem o coice, muito bem retratado em uma passagem do livro Sagarana de João Guimarães Rosa “... boi sanga sapiranga, se irrita com os grampos que lhe arpoam a barriga, e golpeia com a anca, aos recuões.”

O bom empreendedor sabe lidar com as pessoas e com as situações, não cria crises, ele as evita. Como diz Spinoza “Não rir, não chorar, nem condenar — mas compreender.” Só quem está disposto a compreender é que perceberá os sintomas, os sentidos e as intenções.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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