domingo, 27 de abril de 2014

SER MENOS EMOTIVO

Existem empreendedores que são muito emotivos, pensam com o coração. Não conseguem resolver determinados problemas, pois o coração interfere todo o tempo, fazendo com que a decisão não venha a ser tomada, ou seja, tomada de forma parcial, não alcançando o resultado necessário.

Isto não quer dizer que não devemos pôr o coração no que fazemos, mas devemos ponderar com calma o que o coração está nos dizendo. Refletir e não se deixar dominar pela emoção do momento.

Há uma diferença muito grande entre ter um problema empresarial muito sério a resolver, e ter um problema pessoal muito sério a resolver. Os problemas da empresa são de nossa responsabilidade, mas é importante entender que este problema pertence à pessoa jurídica e não à pessoa física. Não devemos encarar os problemas empresariais como se fossem problemas pessoais.

Quando um cliente descontente desfere ofensas contra a minha pessoa, não posso ouvir como algo pessoal, afinal de contas, ele está descontente com a empresa, com alguma falha no processo empresarial.

Quando há a necessidade de se tomar alguma decisão que não irá agradar a todos, se é necessária, tomo-a e administro o descontentamento.

Após tomar a decisão que foi cuidadosamente pensada e elaborada, coloco o coração na execução da decisão tomada.

Quando uma pessoa tem dificuldade em não se deixar envolver emocionalmente, uma forma de resolver é anotar todas as informações e reler antes de se pronunciar a respeito.

Uma pessoa emotiva deixa de tomar decisões com medo de errar, ou tenta diminuir o problema para não precisar tomar uma decisão mais dura. Lembre-se que as decisões não tomadas ontem são os problemas de hoje.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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