domingo, 27 de abril de 2014

MAL INTENCIONADO

Em todo empreendimento encontramos pessoas bem intencionadas e mal intencionadas. Pessoas que não buscam o interesse comum, mas tão somente o interesse próprio. Estas pessoas egoístas procuram fazer de tudo para defender o seu espaço e os seus objetivos.

Quando estamos diante de um conflito de interesses, nos deparamos com duas intenções. Qual é a má e qual é a boa intenção?

A intenção do líder pode ser má ou boa, o mesmo pode ocorrer com o subordinado. O fato de uma intenção me agradar não significa necessariamente que ela é boa. É neste momento que os princípios morais e éticos devem ser utilizados.

Dentro do campo da moral temos três definições que são muito importantes: Em primeiro lugar a moral é a arte de viver bem, como deve viver um ser humano. Em segundo lugar é a arte de educar a liberdade. Por último, é a arte de adquirir bons costumes.

Uma pessoa moralmente bem formada sabe discernir entre o certo e o errado, tem bons costumes, respeita a liberdade e sabe impor limites. É exemplo de comportamento entre os demais.

Vamos encerrar este artigo com uma frase de Juan Luis Lorda: “se existe um modo de viver digno do homem, vale a pena fazer todo o possível para encontrá‑lo. Seria uma pena deixar transcorrer a vida sem ter percebido o mais importante, embora não seja fácil”.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário