Toda pessoa que faz parte da nossa
empresa entrega alguma coisa e recebe alguma coisa.
Pensando nisso devemos nos questionar e
verificar o que estamos fazendo para motivar os nossos colaboradores a entregar
algo, e em troca receber algo. Para iniciarmos este estudo temos que saber o
que é motivar: dar um motivo, despertar o interesse, gerar entusiasmo, etc.
Precisamos conhecer a natureza humana e suas motivações, tais
como: suas necessidades materiais, necessidades de aquisição de conhecimento e
as necessidades afetivas. Muitas das vezes cometemos o erro de pensar que a
satisfação das necessidades de um ser humano só depende do que acontece fora
dele.
Aprendemos a respeitar a forma como as
pessoas encaram a sua realidade em três planos diferentes: O primeiro é o plano
das realidades sensíveis, o segundo é o das realidades pessoais, e o terceiro e
último é o seu próprio mundo interior. O que eu quero colocar de uma forma
bastante resumida é que o colaborador não se motiva somente com o ganho financeiro,
existem outros dois fatores que devem ser utilizados pelo empreendedor como
fatores motivacionais.
Por exemplo, poderíamos falar do caso
de um bom vendedor. Não resta dúvida de que esta pessoa (1) tem interesse em
ganhar um bom dinheiro pelo resultado do seu trabalho, entretanto, esta mesma
pessoa também (2) tem
interesse que a empresa lhe ofereça novas oportunidades para aprender e
demonstrar junto ao cliente a sua capacidade profissional. Se esta pessoa
realmente é um bom profissional, também (3) estará preocupada com o serviço que
está prestando ao cliente e o quanto está colaborando para a solução do
problema que este está apresentando, buscando assim uma satisfação nesta
participação da solução.
Perceba que encontramos neste
profissional uma tríplice motivação. O empreendedor é quem tem a
responsabilidade de criar as condições para que isto se realize.
Quando o meu colaborador está
desmotivado, sem interesse, eu deveria perguntar: “Como líder desta
organização, estou criando um ambiente motivador, ou será que o meu
comportamento ou a minha ausência como líder está permitindo que eles se
desmotivem?”
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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