domingo, 27 de abril de 2014

MOTIVAÇÃO

Toda pessoa que faz parte da nossa empresa entrega alguma coisa e recebe alguma coisa.

Pensando nisso devemos nos questionar e verificar o que estamos fazendo para motivar os nossos colaboradores a entregar algo, e em troca receber algo. Para iniciarmos este estudo temos que saber o que é motivar: dar um motivo, despertar o interesse, gerar entusiasmo, etc.

Precisamos conhecer a natureza humana e suas motivações, tais como: suas necessidades materiais, necessidades de aquisição de conhecimento e as necessidades afetivas. Muitas das vezes cometemos o erro de pensar que a satisfação das necessidades de um ser humano só depende do que acontece fora dele.

Aprendemos a respeitar a forma como as pessoas encaram a sua realidade em três planos diferentes: O primeiro é o plano das realidades sensíveis, o segundo é o das realidades pessoais, e o terceiro e último é o seu próprio mundo interior. O que eu quero colocar de uma forma bastante resumida é que o colaborador não se motiva somente com o ganho financeiro, existem outros dois fatores que devem ser utilizados pelo empreendedor como fatores motivacionais.

Por exemplo, poderíamos falar do caso de um bom vendedor. Não resta dúvida de que esta pessoa (1) tem interesse em ganhar um bom dinheiro pelo resultado do seu trabalho, entretanto, esta mesma pessoa também (2) tem interesse que a empresa lhe ofereça novas oportunidades para aprender e demonstrar junto ao cliente a sua capacidade profissional. Se esta pessoa realmente é um bom profissional, também (3) estará preocupada com o serviço que está prestando ao cliente e o quanto está colaborando para a solução do problema que este está apresentando, buscando assim uma satisfação nesta participação da solução.

Perceba que encontramos neste profissional uma tríplice motivação. O empreendedor é quem tem a responsabilidade de criar as condições para que isto se realize.

Quando o meu colaborador está desmotivado, sem interesse, eu deveria perguntar: “Como líder desta organização, estou criando um ambiente motivador, ou será que o meu comportamento ou a minha ausência como líder está permitindo que eles se desmotivem?”

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário