O empreendedor do segmento de serviço
geralmente tem dificuldade para por preço no seu trabalho.
O preço de um serviço tem de ser maior
do que o seu custo? Parece que a resposta é obvia, mas nem sempre tem que ser
assim. É necessário que se observe caso a caso.
O que é o preço de um serviço? Em
muitos casos o preço não está diretamente relacionado ao que oferecemos ao
cliente, mas muitas das vezes está ligado à percepção que o cliente tem do
serviço prestado.
Temos quatro categorias que devem ser
analisadas:
1.
Preço e imaterialidade do serviço
2.
As expectativas de gratuidade
3.
A relação preço/qualidade
4.
A relação qualidade/preço
No primeiro caso temos que levar em
consideração o grau de dificuldade que o cliente tem em perceber o imperceptível,
ou seja, a parte imaterial e intangível do nosso produto. No segundo caso é a
percepção que o cliente tem de que não precisa pagar pelo serviço, por exemplo:
quando o cliente faz uma pergunta simples a um advogado ou a um médico, o
cliente nestas condições não percebe que esta dica tem custo, que o
profissional estudou durante anos para obter este conhecimento e para poder dar
esta dica. No terceiro caso é a percepção que se gera quando se cobra caro por
um serviço, o cliente associa o custo à qualidade, ou seja, pago mais para
ganhar mais. Por último, estamos falando do custo de não se atender a
expectativa do cliente que paga mais para receber mais, tendo como resultado a
insatisfação, infidelidade, diminuição das vendas, ou seja, problemas sérios
para a empresa.
Respeitando a zona de aceitabilidade, a
definição de preço está diretamente relacionada a uma decisão estratégica de
posicionamento e segmentação. Cair em uma guerra de preço, tendo isso como
estratégia, só beneficia o cliente, e mesmo assim a curto prazo, pois a empresa
sacrifica a sua rentabilidade e consequentemente a qualidade para com o
cliente, sendo o cliente prejudicado no médio prazo.
Antes de decidir quanto vai cobrar,
estude o que aconteceu com outras empresas que se deixaram levar pela guerra de
preço – lembre-se da frase “os povos que não recordam a sua história estão
condenados a repeti-la”.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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