segunda-feira, 28 de abril de 2014

INCERTEZA

Quem procura ter um espírito empreendedor deve estar sempre preparado para conviver com a incerteza. Dentro de um ambiente gerencial estaremos sempre com pouca informação para tomar a melhor decisão.

Muitas pessoas gostam de gerenciar, mas evitam tomar decisões com medo de errar e criam uma barreira no processo decisório, preocupando-se em demasia com as possíveis conseqüências de uma decisão. É importante lembrar que gerenciar e decidir são atividades que andam sempre juntas.

Quando assumimos a responsabilidade gerencial, assumimos também a obrigação de decidir. Um gerente não pode fazer papel de vítima toda vez que toma uma decisão errada. Decisões erradas fazem parte do dia-a-dia de um gerente.

Isto não quer dizer que está totalmente liberado tomar decisões erradas, o que um bom gerente deve fazer é avaliar dentro de determinados períodos a quantidade de decisões certas versos a quantidade de decisões erradas. Se as certas são em maior quantidade, então está caminhando bem. O gerente deve repensar em todas as decisões tomadas, tanto as certas quanto as erradas para entender porque acertou e porque errou.

Um gerente se depara no dia-a-dia com decisões urgentes e importantes, e outras são do tipo importantes, porém não urgentes. O gerente tem que ter a capacidade de discernir entre os dois tipos de decisões. A primeira tem que ser tomada no momento, de imediato, e para isso temos que ter uma capacidade muito boa de decisão. A segunda não deve ser tomada de momento, temos tempo e devemos utilizá-lo da melhor forma possível.

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


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