Quem procura ter um espírito
empreendedor deve estar sempre preparado para conviver com a incerteza. Dentro
de um ambiente gerencial estaremos sempre com pouca informação para tomar a
melhor decisão.
Muitas pessoas gostam de gerenciar, mas
evitam tomar decisões com medo de errar e criam uma barreira no processo
decisório, preocupando-se em demasia com as possíveis conseqüências de uma
decisão. É importante lembrar que gerenciar e decidir são atividades que andam
sempre juntas.
Quando assumimos a responsabilidade
gerencial, assumimos também a obrigação de decidir. Um gerente não pode fazer
papel de vítima toda vez que toma uma decisão errada. Decisões erradas fazem
parte do dia-a-dia de um gerente.
Isto não quer dizer que está totalmente
liberado tomar decisões erradas, o que um bom gerente deve fazer é avaliar
dentro de determinados períodos a quantidade de decisões certas versos a
quantidade de decisões erradas. Se as certas são em maior quantidade, então
está caminhando bem. O gerente deve repensar em todas as decisões tomadas,
tanto as certas quanto as erradas para entender porque acertou e porque errou.
Um gerente se depara no dia-a-dia com
decisões urgentes e importantes, e outras são do tipo importantes, porém não
urgentes. O gerente tem que ter a capacidade de discernir entre os dois tipos
de decisões. A primeira tem que ser tomada no momento, de imediato, e para isso
temos que ter uma capacidade muito boa de decisão. A segunda não deve ser
tomada de momento, temos tempo e devemos utilizá-lo da melhor forma possível.
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
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