segunda-feira, 28 de abril de 2014

FALAR COM SABEDORIA

O empreendedor tem que tomar cuidado com o modo de falar. Tenho notado que alguns se preocupam com o que falam, mas não controlam como falam.

A forma como falamos, de certa maneira representa como somos por dentro: controlados, descontrolados, calmos, nervosos, prudentes, etc.

Quando abrimos a boca, os nossos ouvintes, sejam eles clientes, fornecedores, ou colaboradores, logo percebem como somos. Nossas fraquezas e fortalezas estão presentes na forma de falar. Nosso conhecimento ou nossa segurança está presente no tom da voz.

Um empreendedor prudente pensa antes de falar, procura aumentar o seu conhecimento para ter o que falar, avalia o conteúdo do que fala, procura conhecer as pessoas para quem fala, e sabe parar de falar quando outros querem falar.

Entre um diálogo de um sábio com um ignorante, o sábio aprende mais. Assim deve proceder o empreendedor. Saber sorrir e calar, quando todos querem falar.

Um empreendedor sábio não é aquele que acumulou informações ao longo dos anos. Um empreendedor pode ser experiente, pois teve a oportunidade de experimentar muitas coisas, mas isto não o faz sábio.

A sabedoria vem do uso correto da informação acumulada. Um empreendedor sábio é prudente nas suas ações e discernimentos. Atua com moderação e temperança, sabe ser sensato e utiliza corretamente a razão.

O empreendedor tem que entender que conta mais “o que fazemos” do que “o que falamos”. Mas antes de “fazer” temos que “ser”. Um empreendedor tem que ser sábio em suas ações.

Vamos finalizar com a frase de Craig Weatherup, CEO da Pepsico – “Espanta-me que, por alguma razão, ser simpático seja considerado incompatível com ser enérgico.”

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário