O empreendedor tem que tomar cuidado
com o modo de falar. Tenho notado que alguns se preocupam com o que falam, mas
não controlam como falam.
A forma como falamos, de certa maneira
representa como somos por dentro: controlados, descontrolados, calmos,
nervosos, prudentes, etc.
Quando abrimos a boca, os nossos
ouvintes, sejam eles clientes, fornecedores, ou colaboradores, logo percebem
como somos. Nossas fraquezas e fortalezas estão presentes na forma de falar.
Nosso conhecimento ou nossa segurança está presente no tom da voz.
Um empreendedor prudente pensa antes de
falar, procura aumentar o seu conhecimento para ter o que falar, avalia o
conteúdo do que fala, procura conhecer as pessoas para quem fala, e sabe parar
de falar quando outros querem falar.
Entre um diálogo de um sábio com um
ignorante, o sábio aprende mais. Assim deve proceder o empreendedor. Saber
sorrir e calar, quando todos querem falar.
Um empreendedor sábio não é aquele que
acumulou informações ao longo dos anos. Um empreendedor pode ser experiente,
pois teve a oportunidade de experimentar muitas coisas, mas isto não o faz
sábio.
A sabedoria vem do uso correto da
informação acumulada. Um empreendedor sábio é prudente nas suas ações e
discernimentos. Atua com moderação e temperança, sabe ser sensato e utiliza
corretamente a razão.
O empreendedor tem que entender que
conta mais “o que fazemos” do que “o que falamos”. Mas antes de “fazer” temos
que “ser”. Um empreendedor tem que ser sábio em suas ações.
Vamos finalizar com a frase de Craig
Weatherup, CEO da Pepsico – “Espanta-me que, por alguma razão, ser simpático
seja considerado incompatível com ser enérgico.”
Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário